redirecionar

26/02/12

COMO ORGANIZAR O GUARDA-ROUPA?

        Um dos erros mais comuns cometidos, quer por mulheres quer por homens, está relacionado com a má organização do guarda-roupa! Um guarda-roupa desorganizado, leva-nos a ter uma percepção errada do mesmo! As mais comuns são:
- sentir que temos pouca roupa
- desânimo na escolha do coordenado
- considerar que não temos todas as cores que gostaríamos de ter
- incapacidade de inovar os coordenados
- comprar peças desnecessárias ou parecidas com as que temos!!



      O primeiro passo: Tirar TUDO do guarda-roupa. Seguidamente, limpá-lo bem com um produto para o efeito e adequado ao tipo de material do guarda-roupa. Colocar, estrategicamente, anti-traças e produtos com um cheiro suave, por toda a estrutura e gavetas!!

     A próxima etapa, consiste em analisar, minuciosamente, peça a peça e separá-las por categorias: a velha, a rota, a que não vais usar nos próximos meses, a que precisa de arranjos de costura, a suja, etc... Dá o destino que entenderes à roupa que não usas (encaixotar para mais tarde reutilizar, doar a uma instituição de caridade, levar à costureira, etc...) Esta fase é a mais complicada, pois a tendência é hesitar, constantemente, apesar de termos plena noção de que não vamos usar algumas peças!! Está na hora de as deixar ir!! PONTO!
    Volta-te para o teu guarda-roupa, senta-te e perde algum tempo a visualizá-lo, de forma a perceberes se podes fazer alterações pontuais que possam aproveitar espaços mortos/inutilizáveis!! Todos os espaços são importantes se o guarda-roupa tiver uma dimensão reduzida!! O Ikea tem soluções baratas  muito úteis!!





     Surge a hora de recolocar as peças no armário! Estas devem estar todos limpas, perfumadas e engomadas!!

       Este processo deve, igualmente, obedecer a algumas regras básicas! Organiza a roupa por categorias, sendo que as calças  devem ficar todas juntas, os casacos todos juntos, os blazers, as saias, as gravatas, etc.. As peças devem, também, ficar agrupadas por cores: as roupas pretas junto das pretas, as brancas todas no mesmo grupo. etc...






     Todas as peças devem estar abotoadas, pelo menos no 1º botão e todos os fechos fechados (redundância!). Nunca pendures roupas delicadas, sob pena de as deformares irremediavelmente!! 
     Tudo quanto possa ser dobrado (como cardigãs, peças em algodão, malhas) deve estar num sítio bem visível e organizado por cores!
O que usas com maior frequência deve estar numa posição de fácil e rápido acesso (roupa interior), já as peças de menor uso (pijamas) podem permanecer mais afastadas.
    Os acessórios devem igualmente ficar todos juntos e organizads por categorias; cores, festa, dia-a-dia, etc...

     Não me canso de repetir duas dicas importantérrimas: sempre que fizeres um coordenado parte de uma peça que gostarías de usar. Todos os dias escolhe uma diferente para fazer a rotatividade da tua roupa! Sempre que vires looks que gostas recorta, imprime ou guarda numa pasta no PC para tentares, com as peças que tens, reproduzi-lo!!

    Se segiures todas estas regras, vais-te aperceber de que tens mais roupa do que pensavas e que, afinal, não tens um guarda-roupa tão monótono!!
   
MUAH *.*

0 comentários:

Enviar um comentário