redirecionar

26/01/12

OURIVESARIA ALIANÇA: O TRISTE ENCERRAMENTO!!

     A centenária Ourivesaria Aliança, localizada na Rua Garrett (ao Chiado), VAI FECHAR!!

             Nos finais de 1800 e inícios de 1900, nasceram, nesta parte da cidade de Lisboa,  algumas lojas com este estilo: rococó, exuberante que. Hoje a sua existência é particamente inexistente!!   

        Os atuais proprietários (uma empresa espanhola - Solayme Real Estate - compraram o edifício todinho...ulala!!! Sabem para quê??!!! Para lugar temporariamente os apartamentos!!!) juram de pés juntinhos que vão fazer de tudo para manter interiores glamorosos em tons pastel e dourado estilo Luís XVI, a fachada de ferro trabalhado de inspiração romântica... A ver vamos.... Estaremos atentoss!!!! Medo, meus senhores.....muito medo!!!....estaremos de olhos em vocês!!!.....  


         Reparem meninas, que não me oponho à reabilitação do edificado urbano...até porque as recentes lógicas comercias e residenciais trouxeram mutabilidade às cidades imprimindo-lhes novas dinâmicas de organização espacial e funcional. Preocupo-me é quando assisto a um desrespeito da memória do edifício, como é o caso da antiga Casa Ramiro Leão, também situada no Chiado, onde intalação da Benetton foi conducente à descaracterização drástica dos interiores do edifício, onde resiste um antigo elevador!!!! Enfim.... Mais acima, também emblemática Alfaiataria Picadilly teve como fim num pronto-a-comer!!!




  
          A ourivesaria arrecadou inúmeros prémios que a julgar pela beleza do tecto da sala  (pintado em 1914, por Artur Alves Cardoso) foram meritórios. No entanto, (pasmem-se!) ainda que o Chiado seja uma área protegidao e fazer parte do inventário municipal do património, ninguém garante que os atuais proprietários não decida optar pela destruição dos interiores. GRRRRHHHHH

Aqui fical algumas fotos....


 










 


      Vamos Rezar, então, para que o glamour que este edíficio expira não asfixie com as ideias que os espanholitos trazem daqueles lados!!! A minha avó diz que:" De Espanha nem bom vento, nem bom casamento!!"  Taditah.... a ver vamos se ela é tão sábia quanto apregoa!!!

MUAH *.*

0 comentários:

Enviar um comentário